Sobre

Turismo


Fique por dentro dos pontos turísticos do nosso município.

Terra do Festival da Cachaça e das contruções antigas da extinta Ferrovia Bahia-Minas

 

1944: “Estamos com um novo dinheiro circulando pelo Brasil afora. Ele chegou para melhorar nossas vidas, reduzir a miséria dos mais necessitados. Para que nossa terra tão querida seja próspera e que caminhe rumo ao progresso junto com o Cruzeiro, esse novo dinheiro, que ele nunca há de faltar para a nossa gente, nada mais justo que o nosso município receba o nome de “Novo Cruzeiro”. E foi assim, com esta objetiva expressão pronunciada por um morador local, o Sr. Olímpio Alves, que a antiga Vila de Gravatá passou a ter o nome de uma moeda brasileira.
Mas, as características nacionalistas não estão apenas no nome deste município. Novo Cruzeiro é reconhecido como um dos maiores produtores de cachaça do Brasil. Para saber o motivo deste título basta visitar uma das fazendas locais (algumas centenárias), que produzem a aguardente, tida pelo mercado como de boa qualidade. Anualmente, as iguarias são expostas no maior evento do gênero da região: O Festival da Cachaça, que acontece regularmente no mês de setembro e reúne milhares de pessoas em sua edição. Outros eventos religiosos e festivos, como o carnaval e a Festa de São Bento, também acontecem no decorrer do ano e atraem público cativo.
Mais uma dica de visitação em novo Cruzeiro são as construções da antiga Ferrovia Bahia-Minas, que até meados do século passado ligava o nordeste mineiro ao sul da Bahia. No centro da cidade está à antiga estação principal e a casa do agente ferroviário. Já no Distrito de Queixada, também existe uma estação e uma antiga caixa d´água, usada para abastecer os vagões da locomotiva. Em termos de atrativo natural, a Cachoeira de Maria Farias, distante a 5km do centro, está entre os pontos mais procurados durante os dias de calor.
Novo Cruzeiro é, por assim dizer, uma viagem no tempo, onde passado e o presente interagem e encantam a todo o momento.

Cachoeira de Maria Farias

A Cachoeira Maria Farias está distante a cerca de 5Km do centro da cidade de Novo Cruzeiro, por estrada de asfalto, as margens da Rodovia MG 211, que liga o município até Itaipé. Existe uma placa na rodovia indicando a cachoeira. O local é muito procurado em finais de semana e feriados por moradores e visitantes da região. Possui uma bela área de lazer com local para banho e serviço de bar e restaurante. Funciona aos sábados e domingos.Informações: (33) 98809 7548.

 

Pedra Formosa

A Pedra Formosa é uma formação rochosa do município de Novo Cruzeiro, localizada no povoado de Ribeirão da Pedra, distante a 28Km do centro da cidade. Além da bela paisagem da pedra, utilizada por moradores e visitantes locais para trekking e escalada, a região também conta com lindas cachoeiras. Uma boa opção para conhecer este atrativo turístico de Novo Cruzeiro é através de um morador local que presta serviços de condutor de turismo. Contato: Marco Aurélio- (33) 98833.9760.

Construções históricas da Ferrovia Bahia-Minas

Novo Cruzeiro ainda guarda muitos monumentos preservados da extinta Ferrovia Bahia Minas. No centro da cidade, próximo ao prédio do Fórum, estão a antiga estação ferroviária, que era utilizada para embarque e desembarque dos passageiros, e a Casa do Agente, que era a moradia dos agentes ferroviários que construíram e operaram a antiga ferrovia. No distrito de Queixada, também há uma estação e uma casa do agente, além de uma caixa d´água, que servia para abastecer os vagões. A Ferrovia Bahia-Minas foi implantada por volta de 1882, no intuito de transportar a madeira e outros produtos da região nordeste de Minas até um porto na cidade de Caravelas, no sul da Bahia. Sua extensão era de aproximadamente 600 km, indo de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, até Ponta de Areia, já em território baiano. Foi extinta em 1966 deixando saudade e diversos monumentos de seu período de funcionamento. Uma boa opção para conhecer os monumentos da Ferrovia Bahia-Minas de Novo Cruzeiro é através de um morador local que presta serviços de condutor de turismo. Contato: Marco Aurélio- (33) 98833.9760.

 

 Fonte: Circuito Turístico das Pedras Preciosas